quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Todas as crianças alfabetizadas.

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Out-of-escolares: novos dados revelam desafios persistentes
Segundo os novos dados do Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS), 67 milhões de crianças estavam fora da escola a nível mundial durante o ano letivo termina em 2009 (ver Figura 1). Este número vem caindo, especialmente desde 2000, quando a comunidade internacional reforçou compromissos para alcançar a educação primária universal. Desde então, a proporção de fora da escola de crianças em idade escolar caiu de 16% para 10%. Além disso, os esforços para melhorar o acesso à educação para as meninas tiveram resultados positivos. Em 2009, as meninas representaram 53% das crianças fora da escola em comparação com 57% em 2000.

No entanto, apesar destes progressos, o ritmo da mudança parece estar diminuindo. "Entre 2000 e 2005, vimos uma redução drástica no número de crianças excluídas da educação primária. Mas desde então, a taxa de variação diminuiu consideravelmente ", afirma Hendrik van der Pol, diretor do UIS. "A este ritmo, não vamos alcançar a educação primária universal até 2015. Então é hora de soar o alarme entre os governos e agências internacionais a nível mundial. "

"É cada vez mais difícil alcançar as crianças que permanecem excluídos da educação", afirma Kevin Watkins, diretor do Education for All Global Monitoring Report . "Os governos não devem cometer apenas para alcançar as metas nacionais, mas para combater seriamente as disparidades com base na riqueza, localização, etnia, gênero e outros marcadores de desvantagem. Mais também deve ser feito para proteger e proporcionar oportunidades de educação para os milhões de crianças privadas de educação devido ao conflito. "
 
Figura 1. Número de crianças fora da escola das crianças por região e sexo, 1990-2009


Fonte: banco de dados UIS, 2011.

Em 2009, havia 17 países com mais de 500 mil fora da escola as crianças. Nove desses países estão localizados na África sub-saariana. Na Etiópia, cerca de 2 milhões de crianças não estavam na escola em 2009. Isso representa 16% da população do país em idade escolar primária, que, no entanto, reflete um progresso considerável desde 1999, quando o número chegou a 63%.

Muitos outros países da África Subsariana Africano conseguiram reduzir significativamente os números de out-of-escolares durante a última década. Entre 1999 e 2009, a proporção de fora da escola de crianças diminuiu mais de 30 pontos percentuais em Burundi, Madagascar, Mali, Moçambique, Níger e na República Unida da Tanzânia. Grande parte desse progresso tem sido atribuída à abolição das propinas escolares. No entanto, a proporção de crianças fora da escola permanece muito elevada nos seguintes países: Guiné Equatorial (46%), Côte d'Ivoire (43%), Níger (41%), Burkina Faso (36%) e do Banco Central Africano República (31%).

Para mais informações:

- Download da ficha UIS disponível em Inglês e Francês
- Leia sobre a Iniciativa UNICEF / UIS conjunta Global sobre Fora da escola infantil .

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