terça-feira, 25 de outubro de 2011

Limitar o acesso á informações, limitá-se o poder de defesa da sociedade. Perpetua-se ,assim, o poder da classe dominante impondo a escravidão intelectual, moral, ética e física.

Wikileaks interrompe atividades por falta de dinheiro

O site Wikileaks anunciou nesta segunda-feira (24/10) a suspensão temporária da difusão de documentos confidenciais e sigilosos para se concentrar na arrecadação de fundos. A página afirma em um comunicado que se vê forçada a "suspender temporariamente as operações de publicação e a arrecadar fundos agressivamente para contra-atacar", após o bloqueio de seus recursos pelas operadoras de cartões de crédito e outras empresas.

Ao mesmo tempo, o Wikileaks lança uma campanha de arrecadação de fundos, intitulada "O WikiLeaks precisa de você", que alerta sobre a pressão política de Washington para que empresas, como Visa, Mastercard, Paypal, Bank of America e Western Union, "estrangulem" a organização e não realizem transações financeiras. Pelo website, são divulgados meios alternativos para fazer doações.

Leia mais:
Wikileaks: Para EUA, conservadorismo religioso aumentaria rejeição a Kadafi no leste
Wikileaks: Em 2009, McCain integrou missão do Congresso para vender armas à Líbia
Wikileaks: EUA tentavam destrinchar excentricidades de Kadafi para entender seu regime
 
Wikileaks: Petroleiras reclamavam de lucros baixos na Líbia por conta de impostos
'Dear Mr. Obama': Wikileaks revela carta de Kadafi ao recém-eleito presidente dos EUA  

A restrição bancária comprometeu mais de 90% da arrecadação da organização, impedindo a entrada de US$ 15 milhões. A campanha pretende reunir fundos para financiar o trabalho dos jornalistas e da equipe - muitos deles são voluntários -, custos de viagens e proteção legal.

O anúncio foi realizado em entrevista coletiva em Londres pelo fundador do Wikileaks, Julian Assange, que está retido no Reino Unido à espera da conclusão de um julgamento de extradição para a Suécia sob a acusação de supostos abusos sexuais.

Siga o Opera Mundi no Twitter  
Conheça nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário