quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cortes de Juros: Momento Histórico.

18/04/2012 - 08h00

Bancos privados recuam e preparam taxas de juros menores

Publicidade
DE SÃO PAULO
Hoje na Folha Depois da polêmica criada na discussão sobre redução do custo dos empréstimos, os bancos privados já indicam que vão aderir à rodada de corte nos juros iniciada pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal. Eles esperam, no entanto, a "poeira baixar" para oferecer taxas e tarifas mais competitivas, informa reportagem de Toni Sciarretta e Sheila D'Amorim publicada na Folha desta quarta-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Santander muda avaliação e reduz juros para pequenos empresários
Crédito na Caixa sobe 17% após redução de juros
HSBC segue BB e Caixa e é o 1º banco privado a reduzir juros
O diagnóstico dos bancos é que, se não fizerem nada para reduzir as taxas, vão perder clientes para instituições públicas, sobretudo no atendimento a empresas.
Isso porque as pessoas jurídicas têm a cultura de operar com mais de três bancos e costumam "fazer cotações" antes de tomar empréstimos.
Na semana passada, declaração do presidente da Febraban, Murilo Portugal, indicando que a redução dos juros dependia da adoção de medidas do governo irritou o ministro Guido Mantega (Fazenda). Para a equipe econômica, nenhuma medida será adotada até que os bancos privados mudem de atitude e reduzam os juros.
O presidente da Febraban se desculpou em telefonema ao secretário-executivo do ministério, Nelson Barbosa. Internamente, os banqueiros concluíram que erraram no encaminhamento da questão e que deveriam "ter oferecido" alguma ação em vez de apenas "cobrar o governo".
Leia mais na edição da Folha desta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário