quinta-feira, 5 de abril de 2012

Minha linda Gavião Peixoto.

Atividades de ecoturismo aconteceram neste final de semana em Gavião Peixoto. (Foto: Divulgação) Atividades de ecoturismo aconteceram neste final de semana em Gavião Peixoto. (Foto: Divulgação)
Roteiros do Brasil

Região Centro Norte Paulista
hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
Gavião Peixoto tem origem no início do século. O governador do Estado implantou uma política de interiorização habitacional e foi criado o projeto de Nova Europa, Nova Paulicéia e Gavião Peixoto. O decreto de criação da cidade foi assinado em 12 de janeiro de 1907. As terras pertenciam a Sesmaria de Cambuhy, cujo proprietário era o Conselheiro Bernardo Avelino Gavião Peixoto. Em sua homenagem, o núcleo formado às margens do Rio Jacaré-Guaçu, recebeu seu nome. Depois veio a ferrovia, por meio da estrada de ferro Douradense, útil para o escoamento da produção e para o transporte de pessoas e cargas. A usina hidrelétrica, construída pela Companhia de Força e Luz de Jaú, começou a ser formada em 1908. Os operários ficavam alojados no local onde é hoje a praça da cidade. Com a usina, interesses econômicos trouxeram novos habitantes para Gavião Peixoto. Hoje, pretencendo a CPFL, a usina ainda fornece energia, por meio de seus geradores originais importados da Inglaterra. Muitos russos vieram para a cidade na época da Revolução Russa. Com a febre amarela, essa colônia russa foi praticamente dizimada. Hoje, resta apenas um cemitério no bairro rural de Nova Paulicéia. A ferrovia foi desativada em 1969 e a cidade só volta a ter acesso fácil às cidades da região por meio das rodovias (SP-331 e Rodovia Nelson Barbieri, que liga Gavião Peixoto a Araraquara. O fim da estrada de ferro provocou um declínio na economia do local, agravado com a quebra na lavoura do algodão. A cultura de laranja responde por 53% da economia e a cana-de-açúcar por mais 38%. No caso da laranja quatro empresas dominam o setor: Fischer, Cutrale, Marchesan e Maruiama. Uma nova fase na economia de Gavião Peixoto está para começar, o município foi escolhido para ser sede da segunda fábrica da Embraer.  
Significado do Nome
Compartilhar:    
Rafting em Gavião Peixoto contou com a presença de muitos turistas
Pelo menos 200 turistas participaram da 3ª edição do evento

Data:  02/04/2012, às 16h33


Neste domingo Gavião Peixoto recebeu mais de 200 turistas em busca de aventura. A 3ª edição do Boia Cross e Rafting GPX bateu recorde de participantes e marcou mais uma etapa dos trabalhos Ecoturísticos no município. O Rio Jaceré Guaçu recebeu 16 botes e mais de 80 boias em uma divertida descida de mais de 6 quilômetros de contato com a natureza, em parceria com a equipe Águas Radicais, de Brotas.

"Desta vez as inscrições foram esgotadas com antecedência. Estamos muito contentes com os resultados deste trabalho. Em breve já teremos uma nova edição, pois muitos interessados ficaram de fora. Mas desta vez faremos o outro trecho, apenas com Rafting, com níveis mais altos de aventura", comenta Natália Fratuci, secretária de Cultura.

Para Karin Raja Cury, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, com o evento tornando-se tradicional, novos passos serão dados para ampliá-lo. "Quem participa uma vez, volta a participar. Estamos indo na direção certa. Agora vamos diminuir os intervalos entre um evento e outro e aproximar ainda mais a população deste trabalho ecoturístico", comemora.

Para o prefeito Roni Fratuci, presente no evento, os resultados dos trabalhos, mostram a potência de Gavião nas atividades ecoturísticas. "O trabalho de nossa gestão tem sido apontar novas alternativas para a nossa cidade. Os próximos passos serão aproximar ainda mais o comércio e autônomos neste projeto", finaliza o prefeito.

Atividades de ecoturismo aconteceram neste final de semana em Gavião Peixoto. (Foto: Divulgação)
Atividades de ecoturismo aconteceram neste final de semana em Gavião Peixoto. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário