quinta-feira, 31 de maio de 2012



31 de Maio de 2012 - 16h54

Fórum de autoridades em Salvador aprova universidade ligada à ONU


O Fórum de Salvador, evento que discutiu o projeto de criação, na Bahia, da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, da Organização das Nações Unidas (ONU), culminou na elaboração de uma carta e na Declaração de Salvador, que definem os principais pontos para sua implantação no Estado.



Os documentos foram entregues ao governador Jaques Wagner, durante a solenidade de encerramento do encontro, na quarta-feira (30).

Os debates em torno do tema, e para formulação dos documentos entregues ao governador, duraram três dias. Participaram das discussões representantes dos governos estadual e federal, do Ministério Público, do Judiciário, além de 19 especialistas internacionais. A instituição será uma espécie de fórum da comunidade internacional para discutir conhecimentos, com base na ciência e tecnologia, sobre temas relacionados à segurança humana e ao desenvolvimento sustentável dos povos.

De acordo com o secretário estadual de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, a universidade, que ainda não teve sua implantação na Bahia confirmada, vai proporcianar, inicialmente, cursos em nível de pós-graduação, aperfeiçoamento profissional e atividades de pesquisa, atendendo às necessidades de convivência solidária e de acordo com investimentos destinados à melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais em cada sociedade.

A Carta e a Declaração de Salvador serão encaminhadas à presidenta Dilma Rousseff e ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A previsão é que os documentos sejam analisados pela entidade internacional em agosto, quando também devem ser definidas a criação da universidade e se ela será sediada na Bahia.

Fonte: NE10
..
0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário