quinta-feira, 14 de junho de 2012

Extraído de: Justiça Federal do Estado de Santa Catarina  - 3 horas atrás

Rio+20 - juiz da JF4R fala sobre novo perfil do juiz ambiental

No início da tarde desta quinta-feira (14/6), o juiz federal Marcelo Cardozo da Silva, titular da Vara Federal Criminal e de Execuções Fiscais de Criciúma (SC), palestrou no evento "Judiciário Federal Brasileiro e a Rio+20: diálogos interinstitucionais e experiências inovadoras", promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3). O encontro aconteceu no Espaço CNO, auditório do Parque dos Atletas, reunindo visitantes e representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O tema do painel que abriu os trabalhos foi "Políticas, programas e ações de combate ao desmatamento ilegal, à biopirataria e ao tráfico internacional de animais silvestres: planejamento estratégico interinstitucional". Cardozo da Silva disse que, para se conseguir uma atuação consistente no combate a esses crimes, é necessária uma nova postura dos magistrados que atuam na área ambiental, com ações práticas para tornar realidade a medida judicial. "É preciso dar especial ênfase à execução das decisões, não basta só dar a sentença".
O magistrado disse que o Poder Judiciário enfrenta um desafio em matéria ambiental: "precisamos superar o hiato existente entre norma e realidade, direcionando os esforços das instituições na efetiva aplicação do direito ambiental", analisou o representante da 4ª Região da Justiça Federal no encontro.
Para Cardozo da Silva, o cidadão espera o fim da impunidade e exige esse novo perfil do magistrado que atua nas ações ambientais. "É necessário superar o paradoxo da existência de normas protetivas da natureza e a ideia da maioria da sociedade de que há uma ausência de responsabilização dos infratores".
Fonte: Imprensa/TRF4

Nenhum comentário:

Postar um comentário