sábado, 5 de outubro de 2013

Assunto do momento: Marina Silva

Sirkis diz que Rede 'deu mole' e faz duras críticas a Marina

  • Para ele, ex-senadora sequer cogitou que o registro do partido poderia ser rejeitado; Marina minimiza reação do aliado
  • Ex-senadora liberou os marineiros a seguir caminho próprio; Miro foi o primeiro a seguir o conselho; Sirkis tentou ficar no PV, mas foi mal recebido e deixou o partido
Fernanda Krakovics (Email · Facebook · Twitter)
Ilimar Franco (Email)
Leticia Fernandes (Email)
Isabel Braga (Email)
Publicado:
Atualizado:

A ex-senadora Marina ainda não conseguiu atrair políticos de peso; Alfredo Sirkis é seu principal articulador no Rio Foto: O GLOBO / André Coelho
A ex-senadora Marina ainda não conseguiu atrair políticos de peso; Alfredo Sirkis é seu principal articulador no Rio O GLOBO / André Coelho
BRASÍLIA - Principal articulador da criação da Rede, de Marina Silva, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) fez um desabafo, classificado por ele como um “sincericídio”, hoje, em seu blog. Angustiado com o prazo apertado para escolher uma nova sigla, já que confirmou ao GLOBO que vai se desfiliar do PV na tarde de hoje, Sirkis disse que a Rede “deu mole” ao não conseguir o número de assinaturas necessárias e fez duras críticas a Marina, a quem compara a um líder populista. Ele escreveu que a ex-senadora tem limitações, cultiva um processo decisório “caótico” e que só saberia trabalhar com “seus incondicionais”.
Sobre as declarações de Sirkis, Marina disse que o respeita, e que ele deve ter agido no calor do momento, dando as declarações após uma reunião tensa durante a madrugada.
- Ficamos até tarde numa reunião cansativa. O Alfredo teve de ir embora para encaminhar as questões que ele precisava, em função de ser um deputado com mandato, e não conversamos hoje. Mas o que aconteceu naquela reunião, depois da decisão, tinha a ver com um momento de tensão. Não sei o que foi dito, mas cada um que saiu daquele reunião foi descarregar suas tensões escrevendo alguma coisa para poder acalmar o coração.
Na reunião de ontem à noite, segundo Ilimar Franco, Marina teria liberado Sirkis e os demais deputados marineiros - Miro Teixeira (PDT-RJ), Reguffe (PDT-DF) e Walter Feldmann (PSDB-SP) - para que seguissem caminho próprio e sugeriu que eles ficassem nos seus atuais partidos. Miro, que ontem havia se desfiliado do PDT, se filiou no PROS nesta sexta-feira. Ele foi convidado a ingressar no partido pelo ex-ministro Ciro Gomes e pelo seu presidente regional, o deputado Hugo Leal. Miro tem a intenção de ser candidato ao governo do Rio pelo PROS. Ele relatou que Marina Silva está nesse momento fazendo uma conferência virtual da Rede para definir qual o rumo a tomar.
“Marina é uma extraordinária líder popular, profundamente dedicada a uma causa da qual compartilhamos e certamente a pessoa no país que melhor projeta o discurso da sustentabilidade, da ética e da justiça socioambiental. Possui, no entanto, limitações, como todos nós. Às vezes falha como operadora política, comete equívocos de avaliação estratégica e tática, cultiva um processo decisório ad hoc e caótico e acaba só conseguindo trabalhar direito com seus incondicionais. Reage mal a críticas e opiniões fortes discordantes e não estabelece alianças estratégicas com seus pares. Tem certas características dos líderes populistas, embora deles se distinga por uma generosidade e uma pureza d’alma que em geral eles não têm”, escreveu Sirkis.
Ao dizer que não tem mais “idade nem paciência para fazer parte de séquitos incondicionais”, o deputado sinaliza que não seguirá o mesmo caminho de Marina, apesar de ressaltar que a apoiará para presidente da República. “Ficarei com Marina como candidata presidencial porque ela é a nossa voz para milhões de brasileiros, mas não esperem de mim a renúncia à lucidez e uma adesão mística incondicional, acrítica”, disse Sirkis em seu blog.
Ao desembarcar no início da tarde no Rio para conversar com dirigentes do PV fluminense e decidir a sua situação junto ao partido, Sirkis teceu mais críticas. Ele recriminou o fato de Marina não ter discutido um plano B com mais antecedência. Para o deputado, a ex-senadora não confiou nos quadros experientes que a cercam, por medo de que vazassem informações:
— É um processo caótico, se ela de fato cogitava ter um plano B, deveria estar sendo discutido com os quadros políticos mais experientes há pelo menos um mês, para a gente mapear as alternativas. Esse negócio jogado, assim, a 18 horas do término do prazo de filiação, eu acho absolutamente temerário. E também reveladora de uma certa falta de confiança nas pessoas. Ela se recusou a discutir até anteontem a noite, o Miro (Teixeira) insistiu, e ela não quis. Então, é um caos absoluto. Eu, francamente, achava que ela não teria plano B, mas tendo um plano B, ele teria que ter sido discutido, mas acho que ela não confiou, ficou com medo de as pessoas vazarem informações, e resolveu não discutir, e na última hora é um caos — disse Sirkis.
Depois de dizer que estava ‘que nem cego em tiroteio’, pois esperava a definição de Marina para resolver o seu destino na política, o deputado confirmou a desfiliação ao Partido Verde, depois de receber um recado pela deputada Aspasia Camargo, favorável à sua permanência, de que o presidente nacional do partido, José Luis Penna (PV-SP), não conversaria com Sirkis.
— Já que ele se recusa a conversar comigo e desmarcaram a reunião, eu estou mandando um ofício me desfiliando do PV, porque se recusam a falar comigo. Eu, fundador do Partido Verde, autor do manifesto e do programa do partido, presidente do PV durante oito anos, eles se recusam a conversar.
O deputado confirmou que tem duas possibilidades, se filiar ao PPS ou ao PSB. Ao admitir discordâncias na reunião de ontem, em Brasília, Sirkis criticou a pressão que a maioria dos participantes fez sobre Marina para que se lançasse candidata a qualquer custo.
— Foi uma reunião muito emocional, rolou de tudo. O que me irritou foi que estavam fazendo muita pressão para ela ser candidata a qualquer preço, achei injusto colocar ela numa situação dessas. (Pressão) de muita gente que estava lá. Só achei muito fora de tom, como se o mundo fosse acabar se ela não fosse candidata. Acaba sendo uma chantagem, mesmo que as pessoas o façam inconscientemente, isso foi cruel.
Sirkis defendeu a ida de Marina para o PPS e disse que a ideia de que, no partido, a ex-senadora possa virar um braço articulador da candidatura do pré-candidato tucano ao Planalto, Aécio Neves, é ‘discurso petista’. Ele admitiu que, qualquer que seja o partido, Marina vai pagar um preço caso se filie.
— É uma decisão dela, o problema é que, para ser (candidata), ela vai ter que avaliar muito bem os desgastes que as soluções acarretam. Desgaste vai haver de qualquer maneira. Ela possui uma imagem muito de princípios, então para ela vai ser embaraçoso, mas se chegar à conclusão de que deve concorrer, acho que o PPS é uma opção digna. Eu, pessoalmente, não me oponho. Pode ir, mas vai pagar o preço, e pode ser que valha a pena.
Feldman continuará seguindo Marina
O deputado Walter Feldman desfiliou-se do PSDB no dia 2 de outubro, dia do ato realizado pela Rede Sustentabilidade na Praça dos Três Poderes como força de pressionar pela concessão do registro eleitoral à nova legenda. No ato, Feldman afirmou que não era certa nem mesmo sua candidatura a deputado federal, mesmo que o TSE concedesse o registro à Rede.
- Eu sempre defendi que devemos ficar só dois mandatos em cada cargo, já estou há quatro mandatos como federal. Quando assinei a lista de pré-filiação na Rede, disse que sairia candidato. Temos que abrir espaço para o novo - disse Feldman, na última quarta-feira.
Apesar de uma reação do diretório municipal para tentar expulsar Feldman do partido, porque ele estava ao lado de Marina construindo a Rede, o direção estadual e nacional do partido não levaram a questão adiante e não haveria problema em garantir legenda para Feldman disputar uma vaga de deputado federal em 2014 pelo partido. Tucanos afirmam, no entanto, que Feldman perdeu espaço eleitoral em São Paulo em 2010, não estava cultivando vida orgânica partidária no PSDB e apostava que talvez, junto à Marina, com um outro discurso teria mais chance de se eleger. Ele não pretende disputar as eleições do próximo ano e continuará seguindo a ex-senadora.
“O coação dela é de quem quer ser candidata”
Ontem à noite, durante a reunião de Marina com a equipe, detalha Ilimar Franco, um dos parlamentares que entrou madrugada adentro com a ex-senador relatou que “o coração dela” é de quem quer ser candidata a presidente da República. “A Marina acha que tem chances reais de vencer”, contou este deputado. O obstáculo para que ela diga sim à candidatura, na verdade, se refere aos partidos que se colocaram à sua disposição.
A própria Marina teria dito que seria desconfortável ela concorrer pelo PPS. O partido votou contra a sua posição no Código Florestal, considera um tema emblemático e sensível de sua candidatura. Além disso, ela afirmou que não assumiriam um discurso de oposição radical ao governo Dilma. No encontro, também foram debatidas outras duas alternativas: o PEN e o PHS. Mas ela teme ver sua imagem associada a um balcão de negócios e a ingressar numa sigla que “venda” a sua candidatura lá na frente.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/sirkis-diz-que-rede-deu-mole-faz-duras-criticas-marina-2-10252157#ixzz2gsnKKw8U
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário